Questão número 121430

Uma mulher de 37 anos apresenta dor recorrente em abdome superior (hipocôndrio direito), principalmente nos períodos pós-alimentares, com duração menor que 2h. Procura o serviço de urgência devido a dor semelhante, porém de maior intensidade e persistente (duração de 08h), associada à febre e calafrios. Ao exame físico, observa-se taquicardia (FC:125bpm) e dor à palpação profunda de hipocôndrio direito. Exames da admissão na emergência mostra leucocitose, enzimas canaliculares e transaminases normais, amilase e lipase sem alterações. A ultrassonografia de abdome mostra litíase biliar, liquido pericolecístico e vesícula distendida com paredes espessadas.

Em relação ao quadro clínico acima descrito e às condutas diagnósticas e terapêuticas, é correto afirmar que

  • A. cerca de 75% dos casos de colecistite aguda são precedidos por crises recorrentes de dor biliar.
  • B. cerca de 70% dos pacientes portadores de colelitíase, após o ataque inicial de cólica biliar, não apresentam outros sintomas.
  • C. a coledocolitíase é a complicação mais comum da doença biliar calculosa e ocorre em cerca de 10% dos pacientes sintomáticos.
  • D. essa paciente deverá ser encaminhada de imediato para realização de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) terapêutica, seguido de colecistectomia.
  • E. o tratamento do quadro atual da paciente consiste em antibioticoterapia com cefalosporinas de segunda geração, estando a colecistectomia reservada para os casos complicados por perfuração localizada.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...