Medicina - Gastroenterologia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2017
Sobre a esofagite péptica, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As erosões, as úlceras, a estenose péptica e o esôfago de Barrett são consideradas consequências do refluxo gastroesofágico.
( ) A idade e a presença ou não de manifestações de alarme (disfagia, odinofagia, anemia, hemorragia digestiva, emagrecimento), devem ser consideradas na abordagem inicial do paciente.
( ) A ausência de sintomas típicos não exclui o diagnóstico de doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Inúmeras outras manifestações relacionadas ao refluxo gastroesofágico têm sido descritas e são consideradas como atípicas.
( ) As principais manifestações clínicas típicas da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) são pirose (referida por muitos pacientes como azia, que pode ser considerada sinônima) e regurgitação ácida.
( ) A pesquisa e a erradicação do H. Pylori é indicada nos paciente com esofagite de refluxo e gastrite predominantemente do corpo associada. Esta conduta melhora os sintomas da esofagite e reduz a incidência de esôfago de Barrett.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...