Texto para as questões 49 e 50
Embora conhecida desde a Antiguidade, a doença ulcerosa péptica continua afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se, nos Estados Unidos da América, uma casuística de 500 mil novos casos por ano de doença ulcerosa péptica.Ainda com relação ao assunto tratado no texto, assinale a opção correta.
O tabagismo é considerado importante fator de risco para doença ulcerosa péptica, a despeito da associação de infecção por Helicobacter pylori.
O estresse emocional precede um importante fator de risco para doença ulcerosa péptica, a despeito da associação ou não com a infecção pelo Helicobacter pylori.
O mecanismo de ação dos anti-inflamatórios não hormonais (AINES) é envolvido apenas por efeitos sistêmicos mediados pela estimulação da COX.
São fatores de risco para a complicação gastrointestinal por AINES: idade maior que sessenta anos, doença ulcerosa pregressa e uso de anticoagulantes.
O quadro clínico da doença ulcerosa péptica envolve dor abdominal epigástrica, e que em geral, não cede ao uso de antiácidos ou alimentos alcalinos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...