Questão número 123235

Sobre a hiperprolactinemia, analise as afirmativas e marque a opção INCORRETA.

  • A. É quando os níveis de prolactina estão aumentados na ausência de situações fisiológicas tais como lactação e gestação. É a alteração endócrina mais comum do eixo hipotalâmico-hipofisário predominante no sexo feminino.
  • B. A ação inibitória da prolactina também pode ser responsável pelo aumento da secreção de estradiol e P4 na circulação. Este aumento pode ocorrer por atraso na reativação do CL devido à liberação insuficiente de LH.
  • C. Produz alteração da função gonadal com anovulação crônica e insuficiência lútea, levando a distúrbios menstruais, amenorreias com ou sem galactorreia e infertilidade, mas pode ser assintomática.
  • D. Na maioria dos casos, a hiperprolactinemia é ocasionada por níveis elevados de PRL monomérica. Além disso, a hiperprolactinemia pode surgir quando houver predomínio de macroprolactina no soro, caracterizando a macroprolactinemia.
  • E. A hiperprolactinemia de etiologia patológica está associada às alterações do Sistema Nervoso Central (neoplasias cerebrais ou metástases, cirurgias, traumas e encefalites); doenças hipofisárias (micro e macroprolactinomas, acromegalia, doença de Cushing) e as doenças endócrino-metabólicas (hipotireoidismo, SOP entre outras).
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...