Em relação ao hipopituitarismo, assinale a alternativa correta.
Crianças diagnosticadas com deficiência de hormônio de crescimento (DGH) devem receber GH humano obtido por tecnologia do RNA recombinante, estando proibido o uso de GH obtido de hipófise de cadáver.
Em adultos, a resposta ao hormônio GH é altamente individual, sendo os pacientes idosos e as mulheres mais sensíveis, e os pacientes obesos mais resistentes aos efeitos do GH.
A reposição de andrógenos na mulher pode trazer efeitos masculinizantes indesejáveis, como alopecia, mudança no timbre da voz, hirsutismo, clitoromegalia e acne. A presença destes efeitos depende da dose administrada, podendo ser completamente evitada com doses relativamente baixas.
Nos homens, os esteroides sexuais, quando administrados via oral ou sublingual, apresentam baixa biodisponibilidade e grande inativação hepática, excetuando-se os andrógenos 17-alfa-alquilados, como a metiltestosterona, que são mais bem absorvidos, mas apresentam maior hepatotoxicidade.
Nos casos de hipotireoidismo central associados à insuficiência adrenocorticotrófica, é fundamental que seja feita reposição de glicocorticoide após o tratamento com levotiroxina devido ao risco de crise de insuficiência adrenal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...