Questão número 125063

Uma paciente, de quarenta e seis anos de idade, obesa, com pescoço curto, diabética, hipertensa e com diagnóstico de pancreatite aguda, insuficiência respiratória aguda e necessidade de ventilação mecânica, foi internada em unidade de terapia intensiva. Durante a internação, constatou-se, após evolução clínica e respiratória satisfatória, melhora do nível de consciência e estabilidade hemodinâmica, razão por que foi realizado o desmame ventilatório. No nono dia após a intubação orotraqueal, houve extubação espontânea. Como a paciente apresentou cianose central e taquidispneia, buscou-se nova via aérea, sem sucesso. Houve evolução para atividade elétrica sem pulso, com necessidade de ressuscitação cérebro-cardiopulmonar. Após quatro tentativas de intubação orotraqueal, em cenários diferentes e por diferentes profissionais, optou-se pela máscara laríngea. Então, oxigenou-se adequadamente a paciente, que retornou ao pulso central e ao ritmo de taquicardia sinusal.

Considerando-se esse caso clínico, é correto afirmar que a

  • A. fibrobroncoscopia flexível deveria ter sido utilizada caso fosse confirmada a situação clínica via aérea difícil.
  • B. traqueostomia de urgência deveria ter sido realizada para resgatar a via aérea dessa paciente.
  • C. situação clínica definida como via aérea difícil evidencia-se pelo fato de ter sido necessário utilizar máscara laríngea.
  • D. hipoxemia pode ter sido agravada pelas múltiplas tentativas de laringoscopia e de passagem de tubo endotraqueal.
  • E. extubação espontânea que ocorreu nesse caso é comum em pacientes com via aérea difícil.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...