Envenenamento, ou intoxicação, é definido como a ocorrência de efeitos deletérios resultantes da exposição a substâncias químicas estranhas ao organismo: os xenobióticos. Em relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um trabalhador rural, com 28 anos de idade, foi conduzido ao pronto-socorro. Devido à progressiva fraqueza muscular, não conseguia andar e falava com dificuldade. Relatou vômitos, diarréia, salivação e lacrimejamento excessivos e, segundo acompanhante, apresentou crise convulsiva 2 horas antes. O exame físico revelou miose intensa, sudorese profusa, freqüência cardíaca de 40 bpm, pressão arterial normal, sibilos difusos à ausculta pulmonar e aumento dos ruídos hidraéreos no exame do abdome.
Nessa situação, a probabilidade de intoxicação por compostos organofosforados é alta. O paciente deve ser internado, preferencialmente, em ambiente de terapia intensiva e, além das medidas de suporte, deve-se administrar atropina por via intravenosa. Caso seja confirmada essa suspeita, deve-se administrar pralidoxima como antídoto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...