Uma mulher de quarenta e cinco anos de idade procurou assistência em serviço de pronto-atendimento relatando hematêmese volumosa. A paciente apresentava-se pálida, com frequência cardíaca de 105 bpm, pressão arterial em decúbito dorsal de 110 mmHg × 70 mmHg, com evidências de hipotensão ortostática. Sem outras alterações no exame clínico. Após estabilização hemodinâmica, ela foi submetida a exame de endoscopia digestiva alta que evidenciou úlcera péptica duodenal sangrante.
Julgue os itens a seguir, acerca do tratamento farmacológico indicado na situação emergencial objeto do caso clínico acima.
Estudos recentes têm demonstrado que, em pacientes com a etiologia descrita, o uso inicial e isolado do ácido tranexâmico, um medicamento antifibrinolítico, apresenta maiores benefícios, tanto em relação à redução de mortalidade como no controle do sangramento quanto à necessidade de abordagem cirúrgica e ao requerimento de hemotransfusão, quando comparado com o tratamento padrão realizado mediante o uso, isolado ou associado, de inibidores da bomba de prótons e terapia endoscópica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...