Sr. José, 78 anos, tabagista, 5 maços por ano, apresenta tosse produtiva há 5 dias, com dispneia progressiva e dor torácica, inapetência, febre não aferida há 2 dias. No exame físico, apresentou murmúrio vesicular diminuído em base de hemitórax esquerdo e roncos difusos. Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa CORRETA:
As pessoas provenientes de asilos e/ou de casas de saúde, os que receberam antibióticos por via endovenosa, os que passaram por quimioterapia e/ou tratamento de escaras nos 30 dias anteriores à doença; e/ou os que estejam em tratamento em clínicas de diálise, constituem atualmente um grupo especial que está incluído nas PACs.
O diagnóstico de PAC baseia-se na presença de sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior, e/ou achados focais no exame físico do tórax, e/ou manifestações sistêmicas.
A taxa de mortalidade hospitalar mostra uma tendência decrescente, o que aponta para diversas hipóteses, tais como o envelhecimento da população.
A classificação em padrões radiológicos (lobar, broncopneumônico e intersticial) é patognomônica para a predição do agente causal da PAC.
A hemocultura deve ser reservada para a pneumonia adquirida na comunidade (PAC) grave e no caso de pacientes internados não respondedores à terapêutica instituída.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...