Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere a situação hipotética em que determinado governo estadual esteja preparando o projeto geométrico da construção de uma estrada na região das cidades A, B, C e D, com o objetivo de atender a um projeto de mineração localizado na cidade C. Considere, ainda, que exista a necessidade de se escoar a produção pela cidade A e que, entre as quatro cidades, exista uma região pantanosa, como mostra a figura acima. Sabendo que as populações das cidades A, B, C e D são, respectivamente, 20.000, 50.000, 15.000 e 10.000 habitantes, e admitindo que, nessa situação, nenhum dos estudos prévios de viabilidade tenha influência na presente decisão, julgue os itens subseqüentes.
Os percursos C – B – A e C – B – D – A têm vantagens na escolha do percurso da nova rodovia, pois passam pela cidade B, a mais populosa da região, e somam as menores distâncias entre as opções disponíveis. Dadas as condições da região, o percurso C – B – A traria maiores dificuldades de execução da obra e de manutenção da rodovia que o percurso C – B – D – A.
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