O estresse está associado a inúmeras doenças e pode predispor os indivíduos à depressão. Sobre este assunto, marque a opção CORRETA.
- A. A depressão é um transtorno afetivo envolvendo o aumento nos níveis cerebrais das monoaminas noradrenalina e/ou de serotonina. Esses neurotransmissores sensibilizam o sistema límbico a diminuem a sensação de bem-estar, felicidade, contentamento, e outras funções.
- B. A tontura pode estar associada à depressão e ao estresse e ambos podem coexistir, ou ser causa ou consequência dessa queixa. Seu sintoma mais comum é vestibular, o que se caracteriza como uma sensação de desequilíbrio. Tais condições patológicas devem ser investigadas para a realização do diagnóstico e tratamento dos distúrbios vestibulares.
- C. É descrito que o sintoma depressivo pode ocorrer em diferentes quadros clínicos, como o transtorno de estresse pós-traumático e em resposta a estressores psicossociais, neste caso, com sintomas diferenciados de alterações de humor e alterações cognitivas, psicomotoras e vegetativas.
- D. Os mecanismos envolvidos na relação estresse-depressão ainda são pouco conhecidos, mas algumas evidências sugerem a participação do hipocampo, pois o estresse poderia causar alterações plásticas como a remodelação dendrítica e a estimulação de neurogênese na área hipocampal. Quando repetido e intenso, o estresse reduz o número e a função de receptores serotoninérgicos no hipocampo.
- E. Sabe-se que o estresse provoca a inibição excessiva de glicocorticóides, gerando neurotoxicidade e consequente perda neuronal, o que provocaria episódios depressivos recorrentes.