A hipertensão arterial resistente (HAR), definida como pressão arterial acima dos níveis de pressão arterial-alvo, a despeito do uso otimizado de três agentes anti-hipertensivos de classes diferentes, ou quando atinge a pressão-alvo com quatro ou mais agentes, constitui-se em um desafio para o clínico e o médico de família. Sobre isso, é INCORRETO afirmar que:
a mudança do estilo de vida é fundamental, com incentivo à perda de peso, à diminuição do sal na dieta, à redução ou cessação da ingestão alcoólica, à dieta saudável, com alta porcentagem de fibras e redução da gordura e, principalmente, estímulo à atividade física.
devem-se afastar causas secundárias, principalmente a apneia obstrutiva do sono, estenose de artéria renal e aldosteronismo primário.
em virtude da alta prevalência de aldosteronismo primário nos pacientes com HAR, os diuréticos de alça antagonistas dos receptores mineralocorticoides produzem importante efeito anti-hipertensivo.
medicamentos como anti-inflamatórios não hormonais, antidepressivos tricíclicos, drogas simpaticomiméticas, anti-inflamatórios e anticoncepcionais devem ser evitados.
o MAPA é um exame fundamental para afastar diagnóstico de hipertensão de jaleco branco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...