Um paciente com trinta e oito anos de idade, hígido, deu entrada no pronto-socorro com dor no corpo, cefaleia e mal-estar. A aferição dos sinais vitais revelou PA de 240 mmHg × 122 mmHg.
Com referência a esse achado, assinale a opção correta.As manifestações clínicas das emergências hipertensivas dependem do grau de disfunção dos órgãos alvo, sendo incomum com pressão arterial diastólica inferior a 130 mm Hg.
Nesse caso, é recomendável a rápida redução da PA a valores considerados normais.
Pelos sintomas apresentados, deve-se pensar no diagnóstico de encefalopatia hipertensiva, pois, se não tratada de imediato, pode evoluir para edema cerebral, coma e morte.
O paciente deve ser hipertenso crônico e tem mais facilidade para suportar níveis pressóricos elevados. Assim, seu quadro clínico pode aguardar avaliação e tratamento ambulatorial.
O quadro é de uma verdadeira emergência hipertensiva, pois a PA sistólica está acima de 180 mmHg, e a pressão arterial diastólica está acima de 120 mmHg. Isso pode produzir uma variedade de doenças agudas, complicações potencialmente fatais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...