As boas práticas agropecuárias (BPA) são um conjunto de atividades desenvolvidas dentro da fazenda leiteira com o objetivo de garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos animais, do homem e do ambiente. Tais práticas estão associadas ao processamento de derivados lácteos seguros e de qualidade, à sustentabilidade ambiental e à possibilidade de agregação de valor, além de ser exigência dos consumidores e da legislação. As BPAs são também a base para a implantação de outros programas de garantia de segurança dos alimentos, como a análise de perigo e pontos críticos de controle (APPCC).
Com relação aos princípios e objetivos que norteiam as tomadas de decisão, assinale a alternativa incorreta.
- A. A análise de perigos e medidas preventivas tem por objetivo principal definir o perigo (biológico, químico e físico) e como identificar esses perigos por meio de medidas preventivas.
- B. A identificação dos pontos críticos de controle (PCCs) tem por objetivo identificar e caracterizar esses pontos críticos. Nesse momento, as árvores decisórias e(ou) questionários são elaborados para consulta.
- C. O estabelecimento de limites críticos para a medida preventiva associada a cada PCC estabelece a definição desses limites críticos e os quantifica.
- D. O monitoramento do PCC e dos procedimentos para utilização dos resultados obtidos define quais os métodos e os equipamentos utilizados para o monitoramento, o tempo, a frequência e o responsável.
- E. As ações corretivas, nesse caso, não são necessárias porque, se tratando da definição do processo produtivo, de como será o seu controle e prevendo todos os riscos que podem acontecer em todo o processo, não há erro que justifique essa ação.