O manejo nutricional é decididamente o maior fator de impacto nos custos (55-85%) de um sistema de produção animal, sendo diretamente relacionado com o sucesso e a obtenção de índices zootécnicos satisfatórios. Definir a produção, utilização e diferentes estratégias de alimentação dos animais, ainda é o grande desafio da nutrição animal, principalmente, levando-se em consideração as exigências nutricionais de diferentes espécies e seus respectivos estágios fisiológicos. Acerca da classificação dos alimentos, assinale a alternativa correta.
- A. Alimentos volumosos são os que contêm mais de 18% de água e englobam as pastagens cultivadas, pastos nativos, forrageiras verdes e silagens.
- B. Os aditivos são substâncias que, quando acrescidos à dieta, podem produzir efeito benéfico na produção animal. São compostos por antibióticos, corantes, anabolizantes, hormônios, antioxidantes, fungicidas, palatabilizantes, leveduras, tampões e enzimas fibrolíticas.
- C. Alimentos concentrados energéticos são os que possuem menos de 18% de fibra bruta (FB) ou 25% de fibra em detergente neutro (FDN) e contêm mais de 20% de proteína bruta (PB).
- D. O glúten de milho é um exemplo de concentrado energético por possuir menos de 20% de proteína bruta (PB) em sua composição.
- E. Existem grandes diferenças entre os conteúdos nutricionais das forrageiras tropicais. À medida que a planta forrageira envelhece, seu valor nutritivo melhora pelo maior acúmulo de carboidratos estruturais, em especial a lignina, e pela maior porcentagem de proteína bruta e fósforo, trazendo como consequência melhor digestibilidade da matéria seca ingerida.