A estenose da junção pieloureteral com consequente hidronefrose representa aproximadamente 40% das massas renais na criança. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
Mesmo com o aumento da pressão no sistema urinário, motivado por urina produzida e não drenada, não há risco do desenvolvimento de insuficiência renal.
Sendo a pelve renal muito complacente, as técnicas de descompressão do trato urinário intraútero mostraram-se desnecessárias, mesmo nas hidronefroses bilaterais identificadas a partir da 18.ª semana gestacional.
Nas pieloplastias desmembradas, a modelagem da pelve renal tem por objetivo facilitar seu esvaziamento, pois o desencadeamento das ondas peristálticas faz-se pela distensão da pelve renal, ativando pressoceptores do urotélio.
Nas hidronefroses bilaterais, com níveis alterados de ureia e creatinina, ainda no período neonatal, a melhor conduta é a pieloplastia bilateral, com o uso de molde ureteral do tipo cateter duplo J.
A endopielotomia traz melhores resultados quanto à recuperação funcional da pelve renal se comparada à pieloplastia cirúrgica convencional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...