Sob a denominação de síndrome do intestino encurtado, estão incluídas todas as formas clínicas e complicações decorrentes da perda de intestino delgado e(ou) grosso. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
A manifestação clínica predominante do intestino encurtado é a obstrução intestinal seguida de fenômenos disabsortivos.
São mais comuns as formas de intestino encurtado congênito, como as que ocorrem nas gastrosquises e atresias intestinais, do que as formas adquiridas de intestino encurtado por ressecção intestinal.
O tratamento cirúrgico de enteroplastia ou alongamento intestinal deve ser sempre indicado, independentemente da possibilidade de adaptação funcional do intestino residual.
Os mecanismos de uma provável adaptação do intestino remanescente incluem ação do alimento na luz intestinal, ação da secreção biliopancreática, ação hormonal e fatores de crescimento.
A interposição de alças em sentido reverso e a construção de alças em arco para recirculações são técnicas que permitem benefício maior em comparação às técnicas de alongamento sequencial, enquanto se aguarda a possibilidade de um transplante intestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...