Lactente com seis meses de vida, sexo feminino, hígido, sem antecedentes patológicos. Sua mãe referiu que a lactente, havia 4 horas, apresentou três episódios de choro forte, vômitos, palidez e contração do corpo como se estivesse com muita dor e que após estes episódios , a lactente ficava tranquila e mamava normalmente. O exame físico da lactente foi normal, com exceção de massa cilíndrica palpável em fossa ilíaca direita, indolor. O diagnóstico foi de invaginação intestinal.
Com relação a esse caso clínico e aos diversos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.A mortalidade dos pacientes com invaginação intestinal é de aproximadamente 10% nos países desenvolvidos.
A ultrassonografia é um método de imagem sensível para avaliação diagnóstica.
O clister (enema) opaco sob escopia, com finalidade diagnóstica e terapêutica não deve ser realizado neste paciente devido ao risco de perfuração intestinal.
Essa lactente deve ser levada imediatamente ao centro cirúrgico para resolução do problema e a alça invaginada deverá ser ressecada para evitar recidiva.
Em lactentes, a presença de duplicação intestinal, linfoma, persistência do ducto onfalomesentérico, são considerados os principais fatores desencadeantes da invaginação intestinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...