Texto IV, para responder às questões de 45 a 47.
Um paciente de 25 anos de idade, sexo feminino, foi atendido no ambulatório com diagnóstico de estenose mitral reumática, associada a insuficiência tricúspide moderada, com disfunção ventricular direita e hipertensão pulmonar importante. O eletrocardiograma revelou ritmo de fibrilação atrial com sobrecarga atrial esquerda. O escore de Block foi de 6.
Nessa paciente, qual é a sequência mais adequada de tratamento, considerando-se que ela se encontra em classe funcional III da New York Heart Association?
Valvoplastia mitral percutânea por balão. A insuficiência tricúspide e a hipertensão pulmonar regredirão. A fibrilação atrial será mantida com controle da frequência e anticoagulação oral.
Cirurgia em único tempo: Comissurotomia mitral + plastia de valva tricúspide + operação do labirinto.
Valvoplastia mitral percutânea por balão. Cirurgia para tratamento da insuficiência tricúspide e fibrilação atrial em um segundo tempo.
A paciente não tem indicação de tratamento invasivo nesse momento. Há necessidade de estar em classe funcional IV.
Cirurgia em único tempo: Comissurotomia mitral. A insuficiência tricúspide e a hipertensão pulmonar regredirão. A maioria dos pacientes retorna ao ritmo sinusal com o tratamento da valvopatia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...