A anamnese cuidadosa e o exame físico apurado são elementos essenciais para a construção do raciocínio clínico que orienta o médico cardiologista em busca do melhor caminho diagnóstico e terapêutico. Com referência ao exame físico, é correto afirmar que
a palpação do pescoço permite o reconhecimento de vários sinais, como o sinal de Hirtz, que é a percepção da pulsação para baixo, após a elevação manual da cartilagem cricóide.
na inspeção e palpação, movimentos anormais da cabeça sugerem várias doenças cardiovasculares - DCV, como o sinal de Feletti, que é a pulsação extensora da cabeça por insuficiência valvar aórtica.
na ausculta cardíaca, a hiperfonese e a hipofonese das duas bulhas se estabelecem pela comparação da intensidade da primeira bulha (B1) nos focos aórtico e pulmonar e para a segunda bulha (B2) nos focos mitral e tricúspide.
na ausculta do pescoço, podem ser audíveis sopros irradiados das lesões valvares aórticas, sopros localizados das estenoses carotídeas e sopros tireoideanos do hipertireoidismo.
no exame minucioso dos membros, podem ser observados vários sinais, próprios de múltiplas doenças cardíacas, como angina pectoris, pericardite aguda, arritmia ventricular, miocardite etc.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...