Acerca das doenças cardíacas valvares — as valvopatias —, assinale a opção correta.
Febre reumática, degeneração senil com calcificação (de valva normal tricúspide ou bicúspide congênita), síndrome de Marfan e sífilis terciária são causas freqüentes de estenose aórtica em adultos.
Síncope de esforço, angina e insuficiência cardíaca congestiva são manifestações clássicas da estenose aórtica e a sua expressão associa-se a significativo aumento na taxa de mortalidade dos pacientes (com alto risco de morte súbita) com esse vício valvar, se não houver correção cirúrgica da valvopatia.
Pulso capilar de Quincke, duplo sopro auscultado à compressão da artéria femoral, pulsação da base da língua, pulso arterial parvus et tardus, pulsações da cabeça para baixo e para frente são reconhecidos sinais periféricos que podem ser observados em pacientes com insuficiência aórtica, independentemente da etiologia.
O estalido de abertura da valva mitral, um ruído de alta freqüência (mais bem audível com o diafragma do estetoscópio), ocorre na fase final da diástole ventricular (contração atrial) e é considerado um importante elemento estetoacústico na estenose mitral; sua presença é indicativa de boa flexibilidade das lacínias valvares.
Os medicamentos digitálicos são indicados em todos os pacientes com estenose mitral isolada (de etiologia reumática), pois reduzem a freqüência cardíaca e a pré-carga de trabalho cardíaco.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...