O diabetes melito ainda é um importante problema de saúde pública devido a sua alta prevalência na população brasileira, ele interfere no sistema cardiovascular, ocasionando várias anormalidades metabólicas e homeostáticas, aumentando a incidência de vários transtornos cardiovasculares. Com relação às anormalidades cardiovasculares associadas ao diabetes melito assinale a única assertiva incorreta.
A neuropatia autonômica com envolvimento cardiovascular ocorre em cerca de 20 a 40% dos diabéticos, expressa-se por quadros de síncope e/ou pré-síncope, decorrentes de intensa e exclusiva depressão absoluta e relativa da modulação autonômica parassimpática cardíaca.
A miocardiopatia diabética é uma doença do músculo cardíaco específica do diabético, independente de doença valvar, coronariana ou hipertensiva.
A hipertensão arterial, freqüentemente observada nos diabéticos, depende entre outros mecanismos das alterações do tecido conjuntivo dos diabéticos (aumento da fibrose e perda da elasticidade arterial) e da nefropatia diabética.
Os diabéticos são mais propensos à formação de placas ateromatosas e à formação de trombos intravasculares, tornando essa doença num fator de risco independente para o desenvolvimento de coronariopatia obstrutiva.
Pacientes com diabetes melito podem apresentar redução da sensibilidade dolorosa à isquemia miocárdica, o que faz com que pacientes assintomáticos ou com sintomas discretos e/ou mal definidos sejam avaliados com maior cautela.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...