O conceito de clínica ampliada está melhor definido na seguinte opção:
A. esquema padrão no qual um médico prescreve um remédio ou solicita um exame para comprovar ou não a hipótese de determinada doença; o medicamento é fornecido por um farmacêutico e o tratamento é aplicado por uma enfermeira.
B. busca da integração de várias abordagens para possibilitar um manejo eficaz da complexidade do trabalho em saúde, que é necessariamente transdisciplinar e, portanto, multiprofissional, de forma a ajudar o paciente a enfrentar ou perceber este processo de construção social em que todos influenciam e são influenciados.
C. rede de unidades de atendimento de alta capacidade, localizadas em locais centrais onde há grande densidade demográfica, principalmente de populações com pouco acesso aos tradicionais centros urbanos.
D. estratégia que busca a conexão por via informatizada entre a equipe de saúde localizada em uma ponta da Rede de Saúde com equipes altamente especializadas de Hospitais de Alta Complexidade visando elucidação diagnóstica.
E. a valorização do conhecimento do processo fisiopatológico de adoecimento em relação a processos menos associados a ele, tais como processos de luto, desemprego e situações de dificuldade psicossomática, de modo a que o foco seja mantido e o processo de cura acelerado.