O câncer é um grande problema de saúde pública, afetando tanto crianças como adultos. Na década de 1950, Macfarlane Burnet propôs o conceito de vigilância imunológica, em que o sistema imune teria a função de reconhecer e destruir clones de células transformadas. Acerca do assunto em questão, assinale a opção correta.
Antígenos oncofetais como alfafetoproteína são produzidos em altos níveis, tanto em tecidos de adultos como em células cancerosas, mas não em fetos normais.
O principal mecanismo de defesa contra o tumor são os linfócitos B, e aqueles que conseguem evadir são destruídos pelas células NK (natural killer).
A produção de proteínas imunossupressoras, diminuição da expressão de CPH de classe I e a ausência de produção de antígeno tumoral são mecanismos que as células tumorais utilizam para evadir da reposta imunológica.
Imunoterapia passiva é o termo utilizado ao tratamento do paciente com câncer que recebe uma substância capaz de gerar resposta imunológica para eliminar o tumor.
Alguns vírus de DNA estão envolvidos no desenvolvimento de tumores tanto em humanos como em animais e os produtos desses vírus oncogênicos induzem as respostas de células B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...