Um paciente de 24 anos de idade procurou o ambulatório de clínica médica devido a adinamia, febre baixa e manchas nãopruriginosas na pele. Na avaliação clínica, foram observadas pápulas eritematoacastanhadas lisas localizadas de forma generalizada em todo o tronco, nos membros superiores e inferiores e acometimento das superfícies palmoplantares, além de lesões lisas e elevadas em forma de placas na mucosa oral. A investigação laboratorial permitiu a realização do diagnóstico de sífilis. Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens subsequentes.
I As manifestações clínicas relatadas são compatíveis com a forma secundária da moléstia diagnosticada. II Não é possível detectar o agente etiológico por meio de pesquisa direta (microscopia em campo escuro), na referida fase da doença em questão.
III O tratamento recomendado para esse paciente é penicilina benzatina, na dose de 2,4 milhões de UI, via intramuscular, que deve ser repetida após uma semana.
IV Na mencionada fase da doença em apreço, apenas o VDRL mostra-se reativo.
V A presença da reação de Jarisch-Herxheimer representa uma reação de hipersensibilidade aos antimicrobianos e é indicativo para a interrupção do esquema terapêutico, na afecção considerada.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...