Leia o texto a seguir:
"[...] Dentro dos limites mutáveis definidos pelo progresso técnico, elementos discretos do processo de produção têm sido conquistados pela indústria - a semeadura à mão pela máquina de semear, o cavalo pelo trator, o esterco por produtos químicos sintéticos. Assim, diferentes aspectos da produção agrícola foram transformados em setores específicos da atividade industrial. Este processo descontínuo porém persistente de eliminação de elementos discretos da produção agrícola, sua transformação em atividades agrícolas e sua reincorporação na agricultura sob a forma de insumos designamos apropriacionismo.
Os produtos da agricultura igualmente apresentaram problemas singulares para a produção industrial. O destino deles como alimento impedia sua simples substituição por produtos industriais. Entretanto, o surgimento da indústria alimentícia, argumentamos, representa um processo igualmente descontínuo, mas permanente, de alcançar a produção industrial de alimentos, que denominamos substitucionismo. Neste processo, a atividade industrial não apenas representa uma proporção crescente do valor agregado, mas o produto agrícola, depois de ser primeiramente reduzido a um insumo industrial, sofre cada vez mais a substituição por componentes não-agrícolas".
Fonte: GOODMAN, D.; SORJ, B. & WILKISON, J. Da Lavoura às Biotecnologias: agricultura e indústria no sistema internacional. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
Com base no texto, é correto afirmar:
Apropriacionismo é o conceito que expressa o processo pelo qual o capital tende a eliminar o produto rural na produção industrial de alimentos, mitigando a base rural da atividade agrícola.
Substitucionismo é o conceito que expressa a dinâmica de reestruturação do processo de produção rural, à medida que os capitais agrícolas exploram novas oportunidades de acumulação.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos idênticos de adaptação da agricultura moderna à evolução do modo de produção capitalista.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos através dos quais a atividade agrícola é paulatinamente transformada em atividade industrial.
Apropriacionismo e substitucionismo são processos particulares e específicos da agricultura capitalista, através dos quais os capitais agrícolas buscam adaptar a dinâmica de seus ciclos de reprodução ampliada aos ciclos naturais da produção agrícola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...