A criança mencionada no caso clínico anterior cresceu para tornar-se médico cardiologista, teve uma carreira brilhante e ficou famoso em função de seus estudos com a cardio-hidrolipina, um potencial marcador para a insuficiência cardíaca. Durante toda a vida como médico, ele seguiu rigidamente as recomendações, a prevenção e o rastreio de doenças conforme as orientações do Ministério da Saúde (Caderno de Atenção Básica: rastreamento), tendo em vista que sempre foi um paciente hígido e, em razão da correta profilaxia de transmissão vertical na infância, não contraiu o HIV. Não tem histórico familiar relevante.
Com base nas informações apresentadas, e considerando os conhecimentos médicos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.
O cálculo do risco cardiovascular é de grande importância nos pacientes que apresentam mais de um fator de risco baixo/intermediário, mas não é rotineiramente necessário nos pacientes que apresentam apenas um fator de risco baixo/intermediário ou em pacientes que apresentam um ou mais fatores de alto risco.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...