Questão número 141061

Atualmente, a RM vem sendo cada vez mais solicitada para o estudo das patologias osteoarticulares, sendo capaz de demonstrar anomalias ósseas como osteomielite e processos infiltrativos da medula óssea mais precocemente do que os demais métodos de imagem, mostrando-se, ainda, bastante superior à radiologia convencional e à TC no estudo das anomalias de partes moles, graças à sua excelente resolução de contraste.

Observe a imagem e assinale a alternativa correspondente.

  • A. A cintilografia óssea é bem específica mostrando o aumento da captação do radiofármaco no local.
  • B. A TC não é útil na demonstração da fratura, já a RM permite avaliação mais completa, demonstrando não só o local da fratura e o tamanho do fragmento, mas também lesões de partes moles (musculares e tendíneas) associadas.
  • C. Este tipo de fratura resulta da aplicação de um “stress” anormal sobre um osso com resistência elástica normal. Nestes casos, a história clínica de intensificação da atividade física, modificação da intensidade, ritmo e/ou frequência do treinamento, alteração do tipo de solo e/ou calçado utilizado no treino são fundamentais para o diagnóstico.
  • D. É uma fratura por avulsão que ocorre geralmente em adolescentes e adultos jovens atletas. Nestes pacientes é fundamental a avaliação do lado sintomático, em comparação com o lado oposto, já que estas fraturas ocorrem em áreas de centro de ossificação secundária, de modo que o que parece ser fratura pode, simplesmente, representar variação anatômica.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...