Medicina - Ortopedia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Sobre os tumores ósseos primários que acometem principalmente crianças e adolescentes e possuem grande potencial de cura, mesmo quando malignos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O sarcoma de Ewing predomina em crianças entre 5 e 15 anos. Acomete, principalmente, a diáfise de ossos longos, sendo mais comum a diáfise da fíbula, seguida pelo fêmur e ulna. O paciente apresenta dor, tumefação local e pode ter sintomas constitucionais.
( ) Radiografia demonstrando lesão permeativa, salpicada, com aspecto em roído de traças é característica do sarcoma de Ewing. Ocorre predomínio de áreas líticas sobre as blásticas e reação periosteal, podendo confundir-se com osteomielite.
( ) O condrossarcoma predomina nos ossos da pelve, fêmur proximal, tíbia e úmero. Aparece na radiografia como expansão medular do osso, espessamento da cortical e irregularidade endosteal. O tratamento é exclusivamente cirúrgico.
( ) O osteossarcoma é o sarcoma ósseo mais comum. Pode ser secundário à doença de Paget óssea. Acomete, geralmente, a metáfise dos ossos longos, sendo mais comum na tíbia distal e fêmur proximal. A fosfatase alcalina encontra-se elevada. A radiografia evidencia imagem em raio de sol.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...