A marca patológica característica da aterosclerose é a placa aterosclerótica. Existem muitos componentes importantes da placa, como: células musculares lisas, tecido conjuntivo (matriz), lipídeos e células inflamatórias (predominantemente macrófagos). Assinale a alternativa INCORRETA sobre a aterosclerose.
- A. A distribuição anatômica da aterosclerose é marcadamente constante e imagina-se que reflete um importante papel para estresse hemodinâmico.
- B. As placas tendem a contentar-se nas bifurcações e angulações, onde, sabidamente, ocorrem alterações locais devido ao esforço, à separação do fluxo, à turbulência e ao estase.
- C. As placas ateroscleróticas são lesões dinâmicas que podem progredir ou regredir com o passar do tempo. De maneira similar, a parede arterial também sofre remodelamento adaptativo.
- D. A aorta infrarrenal, as artérias coronárias proximais, as artérias iliofemorais (em especial artéria femoral superficial), a bifurcação carotídea e as artérias braquiais são comumente envolvidas.