Medicina - Anestesiologia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
Mais de 90% das cirurgias ginecológicas são realizadas para tratar patologias benignas, tendo como objetivo a melhora da qualidade de vida. Variam desde pequenas cirurgias da pelve e abdômen inferior até cirurgias de grande porte para tratamento de tumores uterinos. Considerando a dor pós-operatória em ginecologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as Falsas.
( ) O tratamento da dor que segue a ligação tubária pode ser realizado pela aplicação de anestésico local diretamente nas tubas uterinas ou pela injeção dentro do mesosalpinge.
( ) A dor no ombro, após peritoneoscopia pélvica, pode ser adequadamente controlada com o uso de anestésico local na região diafragmática, sob visão direta, através do dispositivo de irrigação.
( ) De forma geral, os AINE, em doses terapêuticas usuais, são mais efetivos que o paracetamol, para a dor após esterilização por via laparoscópica; além disso, são eficazes para o controle da dor nos ombros.
( ) A dor inflamatória tardia pode ser atenuada por fármacos como os AINE, possivelmente por dever-se à peritonite química do gás da insuflação.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...