O terapeuta ocupacional de um ambulatório de reabilitação física tem como única função desenvolver programas de tratamento especificamente para pacientes portadores de distúrbios oesteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Em uma mesma semana, esse terapeuta avaliou os seguintes casos.
I Uma digitadora que relatava dor, crepitação, calor e vermelhidão na região das mãos e punhos; trabalhava cerca de três horas seguidas (sem intervalo) sob enorme pressão, de forma a estar produzindo um número elevado de matérias por dia; queixava-se de trabalhar em uma mesa muito alta em relação ao seu tamanho e da pouca iluminação do ambiente de trabalho.
II Um homem que costumava jogar vôlei aos finais de semana como forma de distração e lazer, que, após o término de seu último jogo, estava sentindo fortes dores na região lateral do braço direito.
III Um homem, atleta profissional de vôlei, que apresentava sintomas e queixas idênticos ao caso anterior, mas que realizava treinos diários e de longa duração, em que vários exercícios repetitivos eram realizados de forma incessante. Segundo relato desse paciente, a dor era bastante forte e irradiava-se na face lateral de seu braço direito dominante e, além disso, havia crepitação e dificuldade na realização do movimento de elevação do braço. Somado a tudo isso, o atleta também demonstrava alto grau de ansiedade, visto que a fase final de um campeonato estava se aproximando, o que provocou um aumento excessivo no nível de cobrança do treinador, para que os resultados do time fossem cada vez mais positivos.
Considerando que, após a análise dos três casos, o terapeuta ocupacional tenha elaborado um plano de tratamento específico para cada um deles, julgue os itens que se seguem.
O terapeuta deverá orientar o atleta profissional para que ele realize pausas durante os treinos de vôlei, além de sugerir uma redução na intensidade e no tempo de seus treinos. Ele deve também tranqüilizar o atleta, afirmando que o estresse ao qual o paciente se referiu não contribuirá para a evolução da patologia e que, portanto, nem precisará ser considerado no plano de tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...