Considere as seguintes afirmações sobre as variações dos preços de alimentos no mercado interno brasileiro, após a implementação do Plano Real.
I. Entre os anos de 1995 e 1998 os preços dos alimentos experimentaram significativas taxas de queda, em relação aos demais segmentos de varejo.
II. Uma interpretação corrente entre os economistas explicou a estabilização dos preços agrícolas ocorrida no período pós Plano Real como efeito da "âncora verde", isto é, dos ganhos internos de produtividade da atividade agrícola, que possibilitaram aumentar a oferta de alimentos no mercado interno e, conseqüentemente, reduzir os preços.
III. Outra interpretação recusou validade à hipótese da "âncora verde", afirmando que a redução de preços dos alimentos aos consumidores encontrava-se relacionada ao acirramento da concorrência no segmento de varejo, uma vez que estes últimos subiram menos relativamente à evolução dos preços dos alimentos em nível de produtor e da própria indústria de alimentos.
IV. Para os autores dessa última corrente, os fatores que condicionaram a queda de preços dos alimentos em nível de consumidor podem ser sintetizados em três aspectos: 1) ajustes endógenos no interior das empresas; 2) inovações nas formas de coordenação entre firmas; e 3) mudanças estruturais no ambiente do setor varejista.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...