Estenose hipertrófica do piloro (EHP) é uma condição comum em crianças com 212 semanas de idade e cuja causa permanece desconhecida. O diagnóstico clínico baseia-se na história de vômitos não-biliosos em jato, sinais de hiperperistalse gástrica e tumor pilórico palpável ao exame físico. Sobre essa condição assinale a alternativa correta.
- A. A EHP é diagnóstico comum entre lactentes abaixo dos três ou quatro meses de idade, sendo vista na proporção de 3:1.000 nascimentos. Raramente, o surgimento dos sintomas ocorre ao nascimento, bem como após os cinco meses de idade. Crianças masculinas predominam, com uma proporção de 3:1 a 4:1 em relação às meninas, e há certa predileção pelos primogênitos (30%)
- B. Somente a história de vômitos agudos e desidratação podem fechar o diagnóstico de EHP
- C. De exames complementares deve-se realizar uma Tomografia de abdome com contraste em 3 fases e cintilografia para pesquisa de refluxo (para descartar Doença de Refluxo Gastroesofágico)
- D. A palpação de tumor no quadrante superior direito ou próximo ao umbigo, por um examinador experiente, geralmente é considerada totalmente inespecífca para o diagnóstico associada a clinica de vômitos crônicos, podendo-se fazer um diagnóstico diferencial com inúmeras doenças, portanto a necessidade de exames complementares como tomografa computadorizada
- E. A ultrassonografia da região abdominal é muito sensível para diagnóstico, mas como a ultrassonografia é um exame examinador dependente não deve ser usado como único meio de diagnóstico. Portanto a criança com suspeita de EHP deve ir para Tomografia de Abdome inicialmente