A infecção por Helicobacter pylori é reconhecida como a causa mais frequente de gastrite crônica em adultos e crianças. Seu diagnóstico é realizado com métodos invasivos em fragmentos de mucosa gástrica obtidos com pinça endoscópica e os não-invasivos são os que idependem de endoscopia para sua realização. Sobre a infecção pelo Helicobacter pylori analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Helicobacter pylori é uma bactéria Gram negativa, microaerófila, flagelada que vive no muco gástrico e pode ser encontrada em crianças assintomáticas.
II. O processo inflamatório secundário a infecção por Helicobacter pylori pode localizar-se no antro gástrico, no corpo gástrico ou em todo o estômago, motivo pelo qual os endoscopistas se referem a gastrite antral e pangastrites.
III. Teste rápido da urease: é baseado na liberação de amônia que se forma pela atuação da urease produzida pelo H. pylori sobre a ureia (hidrólise). Os indicadores de cor, pela mudança de pH, revelam a presença do H. pylori dentro de 1 hora no máximo. A sensibilidade do método é muito boa. É um método não invasivo.
IV. Testes expiratórios 14C e 13C: Altamente sensíveis e específicos. A quantidade de 14C e ou 13C no ar expirado, após ingestão de ureia marcada pelos mesmos, permite verificar a ação do H. pylori sobre a ureia do que decorre a presença no ar expirado de CO2 marcado pelo carbono 13 ou carbono 14. É um método não invasivo muito eficaz.
V. Teste de ELISA: Quantifica anticorpo IgG contra H. pylori. Continua presente (positivo) após a erradicação.
Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...