José, 29 anos, sofreu lesão na medula após mergulho em igarapé. Socorrido no hospital de referência, seu diagnóstico foi de lesão nível C6, com secção medular completa. Durante avaliação com a terapeuta ocupacional, o cliente manifestou o desejo de iniciar a reabilitação priorizando a alimentação, higiene oral e o uso do computador. Considerando o quadro acima, é CORRETO afirmar:
- A. Para realizar tais atividades de forma independente, o cliente necessitará de adaptação para substituição de preensão, sem necessidade de órtese estabilizadora do punho, pois utiliza a tenodese como recurso funcional.
- B. O cliente não será independente em nenhuma das atividades de vida diária citadas acima, pois não obterá movimentação funcional de membros superiores.
- C. Objetivando o êxito nessas atividades que são significativas para o cliente, será necessária a confecção de órtese estabilizadora do punho associada à adaptação para substituição de preensão.
- D. O cliente conseguirá ser independente apenas na alimentação e higiene oral com órtese estabilizadora do punho associada à adaptação para substituição de preensão.
- E. Considerando a alimentação e higiene oral, será necessária a confecção de adaptação para substituição de preensão, contudo, para o uso do computador, será necessário também capacete com controle mentoniano.