Para Willard & Spackman (2002), o Tratamento para os Componentes Psicossociais na intervenção do terapeuta ocupacional em Saúde Mental são:
- A. A intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação.
- B. A intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento.
- C. Retroalimentação, relacionamento terapêutico, intervenção para fomentar o autocontrole, intervenção para fomentar o autoconceito saudável, intervenção que constrói a motivação, intervenção para fomentar o autodesenvolvimento, intervenções relacionadas com os atributos físicos, intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação.
- D. A intervenção focalizada na personalidade e no temperamento, intervenções relacionadas com a cognição e os estilos de aprendizado e intervenção para promover a auto-aceitação, a retroalimentação e o vínculo terapêutico.