Sobre a reabilitação profissional no Brasil, marque a alternativa CORRETA.
- A. A prática da reabilitação já ocorria nos CAPs e IAPs desde 1943, mas só se tornou uma obrigação legal em 1967 no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
- B. Tal prática era moldada por uma tendência hospitalocêntrica. ou seja, os serviços ficavam centralizados em vários locais.
- C. Foram implantados os Núcleos de Reabilitação Profissional (NRPs)3 que disponibilizavam todos os recursos terapêuticos no interior do próprio serviço, com estrutura, equipamentos e equipes multiprofissionais.
- D. Foram criados, também os Centros de Reabilitação Profissional (CRPs), unidades menores que referenciavam os casos mais complexos para os Centros.
- E. A compreensão na década de 1990 de que a RP não era um benefício da Previdência Social e sim um cuidado à saúde, de acordo com Takahashi e Igutti (2008), deve-se ao contexto vivenciado por vários países, inclusive o Brasil, no final do século XX, que apontava para a necessidade de se adotarem medidas políticas e econômicas neoliberais como uma forma de enfrentamento à crise do Capitalismo.