O pediatra é responsável por cuidar da fase mais importante da vida das pessoas, sendo os desvios alimentares na infância relacionados com o desenvolvimento de doenças crônicas. De um lado a desnutrição e, do outro, a obesidade, desafiam o profissional de saúde para a adequada orientação alimentar dos pequenos pacientes. Sobre a alimentação da criança, verifica-se que
- A. existem evidências de que dieta com alto teor proteico no primeiro ano de vida está associado a obesidade em fases futuras.
- B. se a criança recusar um determinado alimento por duas vezes seguidas, deve-se respeitar o seu paladar, não oferecendo mais o alimento recusado, evitando assim os transtornos alimentares na infância.
- C. o ovo deve ter sua introdução na dieta postergada até o nono mês de vida, por ser um alimento altamente alergênico.
- D. a primeira refeição principal deve ser passada em peneira, devendo-se retirar a carne e oferecer seu caldo de cozimento, juntamente com cereais ou tubérculos, leguminosas e hortaliças.