A Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma doença crônica de alta prevalência, progressiva e incapacitante, com alta mortalidade e morbidade cardiovascular. A Polissonografia (PSG) é o padrão-ouro para o diagnóstico. Nesse sentido, verifica-se que
- A. s apneias documentadas na PSG devem ter duração mínima de 10 segundos e devem ser acompanhadas de dessaturação da oxihemoglobina, geralmente resultando em microdespertares.
- B. a SAHOS, se não tratada, apresenta consequências cardiovasculares relevantes como HAS, IAM e AVC, bem como consequências pulmonares, como o aparecimento de DPOC.
- C. o índice de apneia/hiponeia acima de 30/hora classifica a SAHOS como de grau acentuado, sendo a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) o padrão-ouro de tratamento, que deve ser instituído somente após as medidas comportamentais.
- D. o tratamento com aparelho intraoral, com níveis de evidência I e II, deve ser realizado por dentistas com treinamento em distúrbios respiratórios do sono, atuando conjuntamente com médico especialista em sono. É indicado apenas como tratamento alternativo, na intolerância ao uso do CPAP.