Os problemas ortopédicos na infância e na adolescência constituem-se numa frequente queixa nos consultórios de pediatria. As escolioses primárias adquiridas, idiopáticas, que acometem crianças e adolescentes, provocam deformidades que serão detectadas, reconhecidas e referidas pelo pediatra para acompanhamento especializado. Acerca do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Trata-se de condição altamente prevalente e de bom prognóstico na maioria dos casos. Podem ser divididas em infantis ou de início precoce; ocorrem em crianças menores que 3 anos de idade e juvenis entre 3 anos e a adolescência.
- B. Existe uma estreita relação de gravidade de prognóstico das escolioses com a capacidade de crescimento do indivíduo. As escolioses que se iniciam dos 5 anos até a maturidade são mais prevalentes e tão mais benignas quanto mais tarde ocorrerem.
- C. As curvas de escoliose entre 5° e 20° graus merecem investigação e seguimento radiográfico, que deve ser trimestral e, em caso de progressão nesse intervalo, deve ser aplicada terapia física através de exercícios posturais e de estimulação corretiva.
- D. Um sinal clássico de escoliose ao exame físico é o sinal de Risser, que pode ser observado quando se solicita que o paciente se curve para a frente, com os membros superiores estendidos e as mãos juntas, espalmadas, sem flexionar os membros inferiores. O sinal consiste em um desalinhamento da coluna vertebral e possíveis assimetrias das regiões paravertebrais.