As infecções que envolvem a via aérea superior em crianças podem levar a obstrução com risco de vida. A epiglotite bacteriana, também denominada supraglotite, apresenta pico de incidência dos 2 aos 6 anos, com predominância no sexo masculino. Mais frequente no final do inverno e no início da primavera, sua incidência tem sofrido profundas modificações com a recomendação rotineira da vacina conjugada. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Na epiglotite, dependendo da faixa etária do paciente acometido, este costuma assumir uma posição sentada com hiperextensão cervical e protusão do mento, para tentar manter a via aérea permeável.
- B. A profilaxia com rifampicina para eliminação de portador é indicada em todas as crianças com epiglotite. Os contatos domiciliares devem receber profilaxia se houver contato com menores de 4 anos de idade não imunizados, ou com imunização incompleta.
- C. Quadros de envolvimento preferencial de áreas ariepiglóticas podem manifestar-se de maneira indistinguível da epiglotite clássica pelo Haemophilus influenza e tipo b (Hib) e estão relacionados à infecção causada pelo Streptococcus do grupo A.
- D. Nos pacientes com epiglotite bacteriana, a investigação radiológica deve ser complementada com estudo do tórax para determinar a presença de edema pulmonar, que pode ocorrer pela exagerada pressão negativa intratorácica, ou focos de consolidação broncopneumônicos associados.