Na maioria das unidades neonatais, a alta hospitalar é realizada entre 36 e 48 horas de vida. Nesta fase, a manifestação clínica das cardiopatias críticas pode, ainda, não ter ocorrido, além disso, a ausculta cardíaca pode ser aparentemente normal nesta fase. O diagnóstico precoce é fundamental, pois pode evitar choque, acidose, parada cardíaca ou agravo neurológico antes do tratamento da cardiopatia. Sobre a triagem neonatal de cardiopatia congênita crítica, assinale a alternativa correta.
- A. São consideradas cardiopatias congênitas críticas: atresia pulmonar e síndrome de hipoplasia do coração esquerdo.
- B. A realização do teste da oximetria não descarta a necessidade de realização de ecocardiograma com mapeamento de fluxo em cores.
- C. Deve ser realizada a aferição da oximetria de pulso, em todo recém-nascido aparentemente saudável com idade gestacional > 36 semanas, antes da alta da unidade neonatal.
- D. O local de aferição de oximetria é no membro superior direito. Para a adequada aferição é necessário que o recém-nascido esteja com as extremidades aquecidas e o monitor evidencie uma onda de traçado heterogêneo.