A anemia ferropriva eì a carência nutricional mais prevalente no mundo, acarretando prejuízos a curto e longo prazos no desenvolvimento neuropsicomotor e na aprendizagem, além de comprometimento no sistema imunológico. A anemia acomete, aproximadamente, 42% das crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento e cerca de 17% nos países industrializados. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
- A. Os fitatos presentes em cereais e nas sementes de leguminosas e os compostos fenólicos encontrados na cebola, edulcorantes e achocolatados são potentes fatores facilitadores da absorção do ferro.
- B. Após tratamento medicamentoso da anemia ferropriva, aumento da contagem de reticulócitos, ao final da primeira semana de tratamento, ou de 1 g/dl na hemoglobina e 3% no hematócrito, após 1 a 2 meses seria indicativo de eficácia no tratamento.
- C. Após tratamento medicamentoso da anemia ferropriva, aumento da contagem de reticulócitos, ao final da primeira semana de tratamento, ou de 1 g/dl na hemoglobina e 3% no hematócrito, após 1 a 2 meses seria indicativo de eficácia no tratamento.
- D. A fortificação de alimento vigente no Brasil, desde junho de 2004, consiste em uso obrigatório de compostos de ferro e ácido fólico nas farinhas de milho e trigo (100 g do produto contêm 4,2 mg de ferro e 150 μg de ácido fólico). Estes alimentos foram escolhidos para fortificação devido ao seu baixo valor nutricional.