Terapia Ocupacional - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Quanto à saúde do idoso, conforme Cassiano (2008), qual a contribuição da terapia ocupacional para a manutenção da capacidade funcional no processo de envelhecimento?
O profissional irá atuar no sentido de promover, habilitar o desempenho motor das atividades de lazer, baseando-se nas questões sociais, intervindo a partir das limitações remanescentes do idoso.
O treino inabilidades requeridas para a realização das atividades, a utilização das funções de maior complexidade e o uso de adaptações complexas, como as de tecnologias assistivas, são intervenções frequentemente utilizadas para a população idosa.
O terapeuta ocupacional junto a esta população realiza atividades como modificações ambientais, fazendo com que o indivíduo fique ainda mais dependente de seu cuidador, além de orientações sobre os impactos funcionais do envelhecimento e das doenças crônicas.
A atuação profissional tem como propósito manter ou capacitar o alcance de um desempenho funcional e adaptativo satisfatório, assessorando o cliente, para que ele possa executar tarefas e papéis ocupacionais essenciais a uma vida ativa com o controle de si e do ambiente, prevenindo comprometimentos funcionais e promovendo a saúde.
O trabalho da terapia ocupacional, no campo da gerontologia, visa à conquista de uma melhor qualidade de suas atividades de trabalho, sem preservar a autonomia e manutenção da máxima capacidade funcional no idoso, sendo o processo realizado por meio da avaliação, interpretação, tratamento e solução de problemas que interfiram no desempenho funcional e/ou adaptativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...