A infecção sintomática do trato urinário (ITU) situa-se entre as mais frequentes infecções bacterianas do ser humano, figurando como a segunda infecção mais comum na população em geral, predominando entre os adultos em pacientes do sexo feminino. Nas crianças, particularmente no primeiro ano de vida, a infecção urinária também é muito comum, predominando igualmente no sexo feminino. Sobre a infecção urinária podemos afirmar que:
- A. Os agentes etiológicos, mais frequentemente envolvidos com ITU adquirida na comunidade, são, em ordem de frequência: a Escherichia coli, o Staphylococcussaprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcusfaecalis. A E. coli, sozinha, responsabiliza-se por 70% a 85% das infecções do trato urinário adquiridas na comunidade, e por 50% a 60% em pacientes idosos admitidos em instituições.
- B. A infecção do trato urinário baixo (pielonefrite), que habitualmente se inicia como um quadro de cistite, é geralmente acompanhada de febre quase sempre superior a 38 graus centígrados de calafrios e de dor lombar, uni ou bilateral.
- C. Hemocultura não é indicada para avaliação de pacientes com pielonefrite, porém é indicada em casos de cistite. Sua positividade, neste tipo de infecção, situa-se entre 25% a 60% e, além da informação do agente etiológico (nem sempre identificável em outros exames).
- D. Nenhuma das alternativas.