Um dos principais métodos de diagnóstico na radiologia é a ultrassonografia. Seu uso é altamente difundido na medicina. Atualmente, podemos realizar procedimentos tanto diagnósticos como terapêuticos (como a realização de biópsias guiadas por ultrassom). Sua abordagem é tão ampla e de fácil acesso que muitos equipamentos de ultrassonografia são encontrados atualmente em pequenos consultórios, sendo manejados por médicos especializados em áreas bem distintas da radiologia. Com relação à física aplicada na ultrassonografia, NÃO podemos dizer que:
- A. As ondas de ultrassom são geradas por cristais piezoelétricos localizados no interior do transdutor, que possuem a característica de contrair-se e expandir-se ao receber um estímulo elétrico, causando a formação de ondas ultrassônicas; portanto, é capaz de transformar a energia elétrica em mecânica.
- B. Impedância acústica é a resistência do tecido ao movimento das partículas causado pelo ultrassom e é igual ao produto da densidade pela velocidade de propagação do ultrassom no meio; sendo assim, cada meio possuirá sua própria impedância (água, gases, partes moles etc).
- C. A resolução da imagem é inversamente proporcional à frequência; desse modo, altas frequências geram imagens com baixa definição. No entanto, ao diminuirmos a frequência aumentamos a atenuação do ultrassom pelos tecidos, ou seja, o campo de visibilização fica limitado a alguns centímetros de profundidade.
- D. Nenhuma das alternativas.