O meio de contraste positivo ou radiopaco mais comum usado para visualizar o sistema gastrointestinal é o sulfato de bário, (BaSO4), comumente denominado apenas bário. É mais usado, pois apresenta propriedades químicas que garantam que ele seja usado nos exames sem oferecer qualquer risco para o paciente. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:
- A. Uma mistura de sulfato de bário e água forma uma solução, não uma suspensão coloidal. Para ser uma solução, as moléculas da substância adicionadas à água devem realmente dissolver-se nela.
- B. O sulfato de bário nunca se dissolve em água. Entretanto na suspensão coloidal (como sulfato de bário e água), as partículas suspensas na água podem tender a precipitar quando permanecem em repouso por um período.
- C. Nem todos os outros sais de bário tendem a ser tóxicos ou venenosos para o sistema humano. Portanto, o sulfato de bário usado em departamentos de radiologia não necessita ser quimicamente puro, admitindo uma margem controlada de impurezas.
- D. Nenhuma das alternativas.