A Doença de Alzheimer (DA) é uma síndrome com comprometimento da memória associada a um prejuízo em pelo menos uma das funções cognitivas (linguagem, gnosias, praxias ou funções executivas) e que interfere no desempenho social e/ou profissional do indivíduo e representa um declínio em relação ao nível de funcionamento anterior. No Brasil, a taxa estimada de DA foi de 7,7 por 1.000 pessoas‐ano em indivíduos com mais de 65 anos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Ao observar pacientes com mais de 65 anos e com demência, lembrar que 55,1% destas demências são decorrentes de DA e 14,1% são decorrentes de DA associada à doença cerebrovascular.
- B. A Ressonância Nuclear Magnética (RNM) é o único exame de imagem que pode identificar de forma precisa a possibilidade de evolução do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) pré‐demencial para um quadro demencial ou para a própria DA.
- C. A fase estável do comprometimento cognitivo leve finaliza com um detectável declínio cognitivo, durando de dois a cinco anos, nos quais a memória semântica (armazenamento de fatos e o conhecimento geral) e a memória implícita (a influência não consciente da experiência passada no desempenho subsequente) também se tornam comprometidas.
- D. O diagnóstico de DA deve ser feito por meio da aplicação de critérios clínicos padronizados, como os do Diagnostic and Statistic Manual DSM III‐R, DSM IV e National Institute of Neurological and Communicative Disorders and Stroke‐Alzheimers Disease and Related Disorders Association NINCDS‐ADRDA. Os três sistemas são similares quanto ao valor diagnóstico.