A prevalência de demências apresenta grande variação, de acordo com os critérios utilizados para o diagnóstico. Em uma população de zona urbana do interior de São Paulo, varia de 1,6%, na faixa de 65 a 69 anos, até 38,9%, acima de 84 anos, dobrando a cada cinco anos com o aumento de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Pacientes com demência devem ser sempre encaminhados para níveis secundários ou terciários de atenção à saúde. Devido à atenção primária à saúde não dispor de instrumentos adequados para sua avaliação e tratamento.
- B. O Miniexame do Estado Mental (MEEM) é adequado para a detecção de demência entre os indivíduos com suspeita de déficit cognitivo. O MEEM tem sido amplamente aplicado, sendo que a sua acurácia depende da idade e do nível educacional do paciente.
- C. A Demência por Corpos de Lewy (DCL) tem sido caracterizada como um quadro de demência, com alterações de marcha/equilíbrio (parkinsonismo) e flutuações na cognição com variações na atenção e alerta, com relatos de alucinações e delírios bem estruturados.
- D. Na Demência Fronto‐Temporal (DFT) o quadro clínico é caracterizado por perda de crítica pessoal e social, hiperoralidade, comportamentos estereotipados e comportamento perseverativo. Não existem características clínicas que possam ser utilizadas para estabelecer um diagnóstico histológico para os subtipos de DFT.